
Nova exposição do Costume Institute do MET – Impecável: A Confecção do Estilo Negro
Toda primeira segunda-feria de maio é marcada pelo tradicional baile MET Gala. Evento que marca a abertura da exposição de moda mais importante do mundo: do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de NY.
Esse ano, o tema é “Superfine: Tailoring Black Style” (Impecável: A Confecção do Estilo Negro), explorando a história e a influência do dândi negro na diáspora atlântica. Em resumo, ela apresentará uma análise cultural e histórica do dândi negro, inspirada no livro de 2009 da curadora convidada Monica L. Miller, “Escravos da Moda: Dandismo Negro e o Estilo da Identidade Diaspórica Negra”.
Historicamente, usava-se o termo dândi para descrever alguém extremamente dedicado ao estilo e que o aborda como uma disciplina. Em princípio, o dandismo foi imposto aos homens negros na Europa do século XVIII, à medida que o tráfico de escravos no Atlântico e uma cultura emergente de consumismo criaram uma tendência de servos vestidos na moda, ou “danificados”. O dandismo ofereceu aos negros a oportunidade de usar roupas, gestos, ironia e sagacidade para transformar suas identidades e imaginar, assim, novas maneiras de incorporar possibilidades políticas e sociais.
A Cristiane Peixoto estará no MET Gala para conferir a exposição. E contará tudo pra nós na palestra exclusiva para o The Trends Club, o nosso clube de assinaturas sobre moda e tendências de comportamento. Clique aqui e veja como funciona.
Conheça a palestrante que participará do Met Gala
Cristiane Peixoto (@cdmpeixoto) é carioca e nova iorquina de coração. Formada em Comunicação Visual pela PUC – RJ, seguiu sua paixão pela moda iniciando sua carreira no Brasil como coordenadora de estilo da tecelagem Multifabril/ Nova América. Morando há mais de 20 anos nos EUA foi Visual Merchandiser da GAP. Atualmente é colaboradora da revista Harpers Bazaar Brasil.