
Acessibilidade Cromática: Estratégias Multissensoriais para Representação de Cores
Já ouviu falar em acessibilidade cromática no mundo da moda?
As cores estão em tudo. Dificilmente imaginamos o mundo sem elas, afinal, fazemos da visão o nosso principal recurso. Mas as cores vão muito além do que os olhos podem ver, e é preciso que elas também cheguem às pessoas que não fazem da visão o seu ponto de partida.
A cor ainda é o elemento menos acessível para pessoas com deficiência visual, seja ela cegueira, daltonismo ou qualquer outra. Mas, através da audiodescrição e de uma linguagem tátil criada para representar as nuances das cores, podemos dar um novo passo: ampliar o acesso, traduzir sensações e garantir que as cores existam para todos.
Isso é o que chamamos de acessibilidade cromática, que será tema desta palestra ministrada por Felipe Scherpinski.
Conheça o palestrante
Felipe Scherpinski é consultor de imagem, professor e pesquisador em acessibilidade cromática. Há oito anos no universo da moda, convida pessoas e marcas a repensarem a relação entre cor, estilo e consumo, construindo caminhos mais inclusivos, estratégicos e humanizados.
É o criador da primeira simbologia tátil de representação de cores desenvolvida para atender às especificidades da coloração pessoal, e que foi aplicada também pela primeira vez no mercado em cartelas de coloração pessoal, em parceria com a Studio Immagine.
Felipe é graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Univel Centro Universitário, em Produção e Design de Moda pela Unifamma Centro Universitário, e é especialista em Neurociência e Aprendizagem, Docência do Ensino Superior e Antropologia Cultural e Social pela Faculdade Focus.
Saiba mais em suas redes sociais: @felipe_scherpinski
Se interessou pela palestra? Faça parte do The Trends Club e tenha acesso a conteúdos riquíssimos sobre moda e tendências de comportamento.